Em uma avaliação econômica e financeira de uma empresa, a exigência de conhecimentos técnicos, estratégicos e específicos do ativo é de suma importância. Entre alguns métodos teóricos mais utilizados para a avaliação de valor de empresas (comumente chamado de Valuation) está o Fluxo de Caixa Descontado, reconhecido como o que mais apropriadamente traz o valor justo econômico de uma empresa.
O valor de uma empresa constitui-se basicamente de sua capacidade de geração de caixa livre futuro. O valor de ativos, marcas, patentes, histórico, credibilidade de marca somente possuem valor efetivo à medida que possam reverter-se em lucros futuros. É isto que o fluxo de caixa descontado busca projetar e avaliar.
Avaliar determinado ativo é levantar as informações financeiras e econômica do negócio, entendendo quais riscos e seus respectivos níveis estão relacionados. Através de técnicas teóricas avançadas, é possível conhecer o valor mais justo do ativo e apresenta-lo aos investidores interessados.
Levantar as informações financeiras e econômicas, analisar de forma técnica e dentro dos padrões teórico devidos, apresentando da melhor forma tais informações, trará os resultados devidos para a captação de recursos. Dependendo da origem dos recursos, deverá ser feito uma avaliação específica para cada caso.